domingo, 9 de outubro de 2016

“O Grande erro de Lula.” Por Ze Guimarães

Dizia Maquiavel, que o Governante que tiver tropas mercenárias, estará fadado à ruína, e o Governante que contar com tropas patrióticas próprias, terá imensas chances de ser vencedor.
Cita que quase todas as grandes derrotas da História se deveram à tropas mercenárias, e quase todas as vitórias à trocas próprias e patrióticas. A derrota de Roma Antiga, e a queda do Império Romano do Ocidente, foi por que contou com tropas mercenárias dos Godos; a derrota de Cartargo, também. E completa dizendo que o Governante com tropas mercenárias apenas adia a sua derrota.
Por isto as Forças Armadas incutem tanto em seus soldados o Patriotismo. Os Generais, sabiamente, seguem  Maquiavel à risca.
Com tropas mercenárias, porém, Maquiavel não quer dizer apenas tropas militares, mas aliados políticos também.
Realmente, Lula quase que só contou com tropas mercenárias: Congresso, Senado, e todos os outros aliados de outras instituições.
Quando num presidencialismo de coalisão, um presidente aceita entregar cargos na petrobrás, a troco de apoio parlamentar, ele está contando com tropas mercenárias.
Quando um presidente, num presidencialismo de coalizão aceita se unir a partidos que alugam o seu tempo na TV para ele, ele está se unindo à tropas mercenárias.
Quando um presidente se alia a um partido como PMDB, puramente mercenário e voraz de dinheiro público, e pior ainda, a sua ala mais mercenária está se unindo à tropas mercenárias.
Tudo isto deveria ser feito pelo bem do Brasil, gratuitamente, sem cobrança de cargos nem nada, patrioticamente.
 E para os críticos, que dirão que se  fosse feito assim, Lula não teria conseguido vitória alguma, e o PT teria sido um PSOL na política, e os 40 milhões de pessoas que saíram da miséria não teríam saído, respondo que todas as vitórias de Lula foram ilusórias, por serem de curta duração, e os 40 milhões que saíram da miséria para lá estão voltando de novo, pois as tropas mercenárias cuidarão disto.
Aqui vemos também o erro do presidencialismo de coalisão, que transforma o Congresso num balcão de negócios. Outro erro de Lula foi não ter feito nada contra isto, não ter feito uma reforma política e reduzido o número de partidos, que agora está sendo feito
"As tropas mercenárias (...) são inúteis e perigosas. Tendo alguém o seu Estado firmado em tal espécie de forças jamais estará seguro; elas não são ligadas ao príncipe, são ambiciosas, faltas de disciplina, infiéis, insolentes para com os amigos, mas acovardam-se diante dos inimigos, não têm temor de Deus, nem fazem fé nos homens, e o príncipe apenas retarda a própria ruína na medida em que retarda o ataque. Deste modo, o Estado é espoliado por elas na paz, e durante a guerra pelos inimigos.
O motivo dessa atitude é que elas não conhecem outro amor nem outra força que as tenham
em campo, a não ser uma pequena paga, o que não é bastante para excitá-las a morrer por ti.
Desejam ardentemente ser teus soldados enquanto não te moves à guerra, mas em vindo esta, fogem ou se despedem.

 Tais tropas somente dão lentas, e frágeis conquistas, porém rápidas e espantosas perdas."

Nenhum comentário: