terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Artigo: “O PT baiano e o ódio à Classe Média”.


Esta é para a classe média aprender e começar se impor, passando a se organizar.
Ora, não é de se estranhar que, os políticos, de uma forma geral, detestam a classe média e só a procuram no momento que precisam do seu voto. O PT, então, nem se fala, este tem verdadeiro pavor a esta categoria, ao ponto de achar que qualquer cidadão pelo simples fato de possuir uma casa ou um apartamento e um carro é um novo rico.
E imaginem que o PT de hoje, é constituído por esta massacrada categoria social, depois de sua ascensão social após a chegada ao Poder. Qual petista de carteirinha que hoje não possui sua bela casa e seu possante veículo? Só aqueles que ainda permanecem com os ideais na origem, que são muito poucos ou quase nenhum.
E por odiar a classe média, o que faz o PT para se vingar?
Atocha impostos, pois somente esta classe e os pobres são quem pagam, pois os ricos, como sempre e todos estão carecas de saberem, tem seus meios, fórmulas e métodos de repassarem para os demais, os impostos que caberiam a eles arcarem.
E não é que, achando pouco a carga tributária imposta à sociedade brasileira, em especial a baiana, na semana que passou, sobe à Tribuna da Assembleia Legislativa a deputada Luíza Maia (PT) e sem que nem para que, passou a defender a volta da CPMF - aquela que foi criada para financiar a saúde e que depois de arrecadada o governo federal financiou tudo, menos a saúde -, uma proposta do governador eleito Rui Costa (PT), que covardemente não assumiu durante a campanha eleitoral, chegando a nobre deputada, que se diz representar o pobre povo da Camaçari – seu reduto eleitoral -,  a afirmar com todas as letras como argumento – e me desculpe a deputada, que pobres e tristes argumentos -, que, quem tem cheque é rico!!!
E disse mais, que só a CPMF, pasmem e acreditem, pode combater a sonegação das grandes riquezas.
Aconselhamos a nobre deputada e seus assessores a voltarem aos bancos escolares, para estudarem mais um pouco a respeito de temas financeiros e sonegação de impostos.
Mais como diz o ditado popular, “além da queda o coice”. Pois não é que na mesma semana,  o secretário de Infraestrutura do governo do Estado, o Sr. Marcos Cavalcanti (filho do saudoso Murilo Cavalcanti, político que fez história em Alagoinhas, e pelo que se tem conhecimento, era um classe média, classe esta que acreditamos o filho não mais pertença) teve a coragem e ousadia de defender o vergonhoso Projeto de Lei enviado pelo governador Jaques Wagner à Assembleia aumentando a alíquota de 27% para 30% no ICMS da gasolina, como o argumento de dar suporte ao Fundo de Logística e Transporte (no governo Rui) com R$120 milhões/ano (valor de 2015) visando conservar as estradas – que todos sabemos que não terá esse destino.
Mas a classe média não paga IPVA, Sr. Marcos Cavalcanti? Paga. Mas, não serve para estradas baianas. Tem que ter mais um imposto para ser enfiado em seu pescoço. E olha que já também estão ressuscitando a tal CIDE, hem? 
Isso vai acarretar aumento do preço da gasolina nas bombas e por tabela, todos os produtos transportados via terrestre, independente se o transporte é a gasolina ou não.
O que chamou mais a  atenção, foi o ridículo e vergonhoso argumento utilizado pelo Sr. Marcos Cavalcanti, de que (pasmem), essa medida (aumento de impostos) não atinge a população carente. Seria uma piada?
Ora, não precisa ser economista para saber que é claro e óbvio que o aumento irá atingir em cheio o bolso de pobre e da classe média. Se não atingir diretamente, atingirá indiretamente, ou o nobre secretário é tão inocente ao ponto de achar que o seu custo não será repassado para os valores das mercadorias?
Se o Sr Marcos Cavalcanti acredita que não, tudo bem, como estamos próximos ao Natal, com certeza ele também deve acreditar em Papai Noel.
Como se sabe, todo abastecimento na Bahia é feito por transporte terrestre e no momento em que o combustível para o transporte de alimentos fica mais caro todos pagam e o carente é quem mais sofre. No momento em que os preços dos serviços sobem todos pagam e o carente e a classe média é quem mais pena.
Quem não sofre com certeza é o rico, pois, ele tem mecanismos de defesa inimagináveis. E, quem paga a conta como sempre e especialmente são os assalariados que não têm alternativas.
Lembro que certa feita, em uma mesa de bar, ouvi de um empresário de uma multinacional o seguinte argumento a respeito de aumento de impostos: “O que nos preocupa no aumento de impostos, não é o efeito do aumento em meu bolso e sim no bolso da classe média, que é a maior consumidora do Brasil. Com menos dinheiro em suas mãos, lógico que ela consumirá menos, com isso deixaremos de ganhar mais. Quanto a mim, disse o empresário, repasso tudo para os preços do meu produto. Ou você acha que sou eu que pago as minhas viagens e da minha família à Europa? As minhas excentricidades?  Os estudos dos filhos, etc?”.
E continuou explicando a formula que a elite utiliza para se ver livre dos custos e repassá-los ao consumidor e como usar do nosso dinheiro para curtir e levar a vida boa. E pensei: “até a cerveja que estamos bebendo, sou eu que estou pagando, apesar de acreditar que dividimos a conta”.
Voltando à Bahia tupiniquim, lembre-se de quanto foi o aumento do servidor público do estado, em 2014. Lembrou?
Abaixo da inflação e ainda parcelado. Os sindicatos se calaram e o servidor sofre até hoje.  E para 2015, até agora o futuro governador não fala nada, pois está preocupado é em lotear o Estado acomodando os companheiros e amigos aliados de primeira e última hora, aboletando-os nos cargos públicos, que deveriam ser ocupados por quem fez por merecer, ou seja o servidor concursado.
Na iniciativa privada é a mesma coisa. Os comerciários de Salvador têm 8 meses discutindo um reajuste salarial. Até agora não saiu.
Mais em compensação a água da Embasa subiu 14%. E em 2015 deverá vir mais uma cacetada, apesar dos péssimos serviços prestados pela empresa estatal. O servidor público pagou? Claro. O comerciário paga água? Paga. O assalariado também paga. Paga. A luz vai subir, em 2015, já se sabe em 17%. O telefone deve trazer outra porrada. Os planos de saúdes outra escorcha, pois saúde pública na Bahia não existe.  Cobram quanto querem e prestam serviços como querem e da forma que lhes interessam.
Agora fica a pergunta: o pobre e a classe média pagam energia? Carente compra pão na padaria? Se a gasolina sobe, lógico que o pão também sobe; o verdureiro da esquina aumenta seus preços, pois ele transporta sua mercadoria em veículo movido a gasolina. E por aí vai.
A classe média como todos sabem está atolada até o pescoço em dívidas. E aí vem o governo do PT na Bahia e empurra mais impostos em suas costas. E ainda aparece uma deputada que, com tanta coisa para defender, opta por defender o retorno do CPMF.
Governar assim é fácil. Sapeca-se mais impostos quando sente que por incompetência os recursos começam a escassear.
Ah, dirão os bravos petistas: “mais não é a classe média que está indo às ruas pedindo a cabeça de Dilma?”.

Claro que está começando a sair, para ver se o País toma um rumo mais igualitário e menos injusto. E tem mais que sair mesmo e gritar pelos seus direitos, cada dia mais reduzidos.

Nenhum comentário: