sábado, 7 de junho de 2014

Crônica: “Fumar é Suicídio” de Marcial Salaverry


Fiquei pensando nisso, ao saber da morte do filho de um amigo meu, com apenas 38 anos, morte provocada por um enfisema pulmonar, sendo portanto, mais uma vítima do tabaco...
É incrível como nossos jovens ainda não se deram conta do veneno que representa o ato de fumar, que chega a ser uma autêntica tentativa de suicídio, e o mais triste, é o fato de ser um suicídio consciente.
Quando eu era jovem, e lá se vão mais de 60 anos, os jovens só fumavam porque era lindo soltar aquela fumacinha pelas narinas.  Era ser macho...
Eu nunca fumei, por ter sabido observar os efeitos maléficos do "canudinho fatal" nos pulmões de meu pai.  Meu velho serviu de cobaia para mim que, felizmente, soube ter o discernimento de NUNCA ter fumado,  embora os apelos da época, induziam ao ato de fumar, que era considerado muito elegante, mas agora, com toda a midia trabalhando nesse sentido, não se pode aceitar que alguém comece a fumar alegando desconhecer os efeitos fatais que isso provoca.  Que me desculpem os fumantes, mas que é tentativa de suicidio, não se pode discutir...
Podem alegar que cada qual se mata como quer, mas pelo menos o façam longe dos não fumantes. Se querem que suas tendências suicidas sejam respeitadas, respeitem também o direito à vida daqueles que preferem maneiras mais suaves de morrer, que pode ser até com uma bala perdida, mas pelo menos não será suicídio...
Bem amigos, fatos como esse me deixam chateado, indignado com tudo o que se refira ao sinistro vício, e só me resta, por conseguinte, dar uma profunda respirada no ar limpo da praia em um salutar passeio matinal, e desejar a todos os amigos que pensem bem antes de sequer pensar em acender o cigarro. Vamos ter pena de nossos pulmões...
Para terminar, li ontem uma frase deixada por Mahatma Gandhi, que nos deixou, entre tantos pensamentos maravilhosos, este que é realmente muito lindo:
"Se eu pudesse deixar algum presente a vocês, deixaria aceso o sentimento de amor à vida dos seres humanos."
Realmente, é para pensar, pois a maior prova de amor à vida que podemos ter, é não  procurar abreviá-la com certos vícios daninhos...
Esqueça o cigarro, e se agarre à vida...


Nenhum comentário: