domingo, 6 de outubro de 2013

Protestar é fácil. Difícil é manter a chama acesa

Protestar é muito fácil, o difícil é manter acesa a chama que levou as pessoas se unirem e saírem às ruas, denunciando as mazelas que a classe política a cada dia, na calada dos gabinetes conseguem aprontar, sem nenhuma vergonha e na maior cara de pau.
Gritar contra o preço das passagens de ônibus, pelo fim da corrupção, pelo direito de se expressar nas ruas, foi fácil. E aí. Só ficou nisso?
Sabidamente o governo foi à televisão, se disse antenada com os gritos das ruas. Sim e aí. Alguma coisa mudou?
Os políticos, temendo que sobrassem para eles anunciaram que estavam antenados com os apelos da sociedade e que a partir daquele momento as coisas iriam mudar a nível de Congresso. E aí mudou?
A seca no nordeste continua e dinheiro para a solução dos problemas nunca tem, apenas dão paliativos, de forma a manter o nordestino devedor de favores e com isso, pelo cabresto serem levados à urna, para continuar mantendo os renans, sarneys, os alves e cia ltda no poder. Isto é o suficiente?
Agora, dinheiro para a milionária Fifa não tem faltado. Alguém se lembra das palavras do então presidente Lula, quando saiu a escolha do Brasil para sediar a Copa 2014? Não?
Então lembre-se: “as obras da Copa serão bancadas pelo setor privado, o governo não porá um centavo”. Verdade? Agora pesquise e veja quanto há de recursos privados? Nada ou quase nada.
Enquanto temos estádios ‘padrão FIFA”, continuamos com a saúde pública sucateada, postos de saúde sem qualquer manutenção e sem a estrutura mínima para oferecer um atendimento decente. E os hospitais, mais parecem um matadouro humano.
De nada adiantará Programas Mais Médicos” se os recursos destinados aos Estados e Municípios continuarem escorrendo pelo ralo da corrupção, sem qualquer controle e sem qualquer punição.
Temos estádios ‘Padrão FIFA”, enquanto nossas escolas públicas mais parecem um pardieiro, servindo de depósitos de alunos, sem as mínimas condições de funcionamento, cujo único estímulo é a ‘evasão escolar’, com professores pessimamente remunerados, sem perspectiva de um futuro mais digno, sem planos de saúde, planos de carreira.
O exemplo aí está, somos o penúltimo em valorização aos nossos docentes.
Ainda há governante que tem a cara de pau de dizer que a educação em seu município ou Estado vai bem, mas seus filhos estudam nos grandes centros em escolas privadas.
E o pior, ainda tem aqueles que, tiveram a coragem de assinar um documento encaminhado à presidente Dilma, para rever os critérios utilizados pelo MEC para reajustar o ‘piso salarial’.
O interessante que no documento só pediram para rever para baixo o salário  dos professores, mas não pediram também para rever para baixo o custo aluno que é repassado para o MEC. Isto sem justificarem os desvios dos recursos do Fundeb, cuja contabilidade transformaram em caixa preta e a ninguém é dado o direito a ter o acesso.
E olha que existe uma Lei da Transparência?????
Nossos políticos continuam a tripudiar do povo brasileiro descaradamente, e o povo parece que voltou a dormir. Porque não dá mais para acreditar neles e as coisas continuarem como estão, com eles escarnecendo da população, como se fossem seres superiores.
O Pais, que se vangloria, dos avanços sociais e econômicos, é o mesmo que mantém o mandato de deputados condenados pelo STF, inclusive como membros da Comissão de Constituição e Justiça. É o mesmo que mantém simultaneamente, um preso na Papuda com mandato na Câmara, um presidente do Senado que foi enxotado por denúncias e voltou ao cargo, um governador que foi destituído, preso e, agora, já almeja uma nova candidatura. E o pior com grandes chances de vitória. Será que vão deixar este corrupto retornar?
O ridículo chegou a tal ponto, que o deputado Natan Donadon está lá na cadeia -, mas os nossos ‘honrados’ congressistas mantiveram o seu mandato -, agora ele recorre para sair do presídio para exercer o mandato. É muita cara de pau, não? Como tem o ditado que 'água mole em pedra dura tanto bate até que fura', quem sabe se não aparece um juiz qualquer e o libera. Os mensaleiros não conseguiram?
Seria bonito, senão cômico, o deputado no plenário com policiais ao seu lado, ou algemado com aquela bola de ferro nos pés para não fugir.
E o pior, que não é só ele, existe mais de duzentos Congressistas respondendo processo no STF. Imagine se alguém inadvertidamente grita no plenário “Pega Ladrão”. Vai ser uma correria sem tamanho.
A esperança é que 2014 já está bem próximo e aí será a sua oportunidade de dá vazão a toda a sua angústia e rebeldia e saber escolher quem o irá representar.
De nada adiantará você ter saído às ruas ou ter apoiado direta ou indiretamente os movimento e protestos e com eles ter se identificado, se na hora de votar, continuar mantendo este quadro político que aí se encontra.
Aí será desanimador.

Nenhum comentário: