domingo, 11 de agosto de 2013

Como a esquerda governar se quem comanda é a direita?

Duas frases pronunciadas nos últimos dias, talvez tenha passada despercebida pela maioria, mas que nos chamaram a atenção, não pelo seu conteúdo, mas por quem as emitiu.
A primeira foi bradada pelo ex – presidente Lula - que esqueceram de avisar que já não é mais e que não passa de ex -, quando em um evento em São Paulo, afirmou que os partidos de esquerda estão ficando ultrapassados e que está na hora dos governos considerados ‘esquerda da América Latina’ de mostrar que sabem governar.
Ao ler tal pronunciamento, me veio à dúvida. Quem será que estava ali discursando: o Lula candidato 03 vezes derrotado à presidência da República; o Lula eleito presidente, que após sua posse afirmou de alto e bom som que jamais fora de esquerda; ou o Lula presidente que no afã de se perpetuar no Poder e pousar como ídolo em um País carente de valores éticos se aliou ao que existe de pior na política nacional e fez retornar a linha de frente política e administrativa o que de ruim havia na direita nacional.
Só para lembrar alguns nomes que, através dos afagos de Lula, o povo brasileiro foi obrigado a engolir, como disse Zagallo: os Sarney’s, Renan Calheiros, Jaber Barbalho, Jucá, Sérgio Cabral e fez renascer das cinzas Collor de Mello, sem esquecer Paulo Maluf e tantos outros, que trouxeram como resultado principal, não a década perdida, mais a década da corrupção, em nível jamais visto.
E fiquei a pensar como a esquerda poderia mostrar que sabe governar, se quem continua administrando o País, são os mesmos, que há décadas não largam o osso do Poder?
Deixando de lado o governo Lula, onde 70% da sua equipe era composta por políticos de direita, muitos inclusive que chegaram a servir os governos da ditadura militar, voltemos ao presente e analisemos alguns nomes que compõem o governo Dilma.
Desde quando Cesar Borges, Moreira Franco, Guilherme Afiff, Garibaldi Alves, Edison Lobão, Gastão Vieira, Aguinaldo Ribeiro, Marcelo Crivella, entre outros que ocupam cargos estratégicos em estatais ou no segundo escalão, sem contar com o conselheiro econômico Delfin Netto são, tem ou tiveram alguma afinidade com o ideário das esquerdas?
Pelo contrário, a história de vida, tanto pessoal como política de alguns deles foi e é de combater a militância e os ideais esquerdistas e não passam de defensores do neocapitalismo como solução para os seus bolsos, ideário mor da direita.  
De positivo, esta alianças trouxeram como resultado o de acordar parte do povo brasileiro, principalmente a juventude e as levou às ruas, exigindo alguns direitos, que pareciam já incorporados á rotina do brasileiro.
A segunda frase também pronunciada e que me chamou a atenção, foi a dita pelo hoje ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, que em um momento de lucidez, afirmou que as apurações quando realizadas contra o governo e aliados, ela tem que ser feita doa em que doer até as últimas consequências seus resultados e efeitos.
Porém, quando as apurações são realizadas contra aqueles que fazem oposição ao governo, não passam de jogadas ou perseguições políticas, referindo-se a choradeira do PSDB em relação ao propinoduto instalado em São Paulo e em Brasília, pelo menos por enquanto, para desviar dinheiro público que deveria ser investido nos metrôs daquelas duas cidades.
Apenas um alerta: a Bahia que bote suas barbas de molho, pois a Siemens também andou por aqui.
De novo comecei a me questionar. Será que este argumento de uma das lideranças petistas, foi para questionar os argumentos dos pessedebistas e seus aliados ou também vale para o seu partido, o PT?
Pois é sabido por todos que o PT tem tentado colocar seus militantes nas ruas para defender a quadrilha dos mensaleiros, um esquema montado na ante sala da presidência da república, que se transformou no maior escândalo político contemporâneo.
Este mesmo PT que vive alardeando que a roubalheira, não passou de caixa dois - argumento utilizado por Lula à época no afã de defender Zé Dirceu e Genoino e Delúbio (que a bem da verdade era muito íntimo de Lula a ponto de ter sido convidado para fazer parte da comitiva presidencial em diversas visitas oficiais a países) -,  é o mesmo que vive esperneando para que o STF inicie o julgamento do chamado ‘mensalão mineiro”, que tem as mesmas características do montado por Zé Dirceu, com  a maioria dos envolvidos partícipe de ambos e com a mesma formatação.
Se valer para todos a afirmativa lúcida do Ministro da Justiça, então se o mensalão do PT foi caixa dois, o de Minas também o é. Agora se o de Minas foi um esquema criminoso o do PT também é. Há diferença?
Ah! Talvez seja como disse o ministro, quando a pimenta é no olho dos outros é refresco, logo com os outros seria crime, conosco são apenas pequenos malfeitos, lembrando Dilma, quando tentou fazer a tão prometida faxina ética, mas que apenas ocorreu como efeito midiático, pois se alguém ousar fazer um levantamento verá que todos que  saíram àquela época, tal qual Lula fez com as excrescência da política nacional quando assumiu o governo, D. Dilma os fez retornarem, se não diretamente, mas indiretamente, através de paus mandados de inteira confiança daqueles que foram tachado de errados ou que haviam praticados ‘malfeitorias’.

Acorda de vez Brasil que não volte a dormir no berço esplêndido.

Nenhum comentário: