domingo, 20 de janeiro de 2013

A INDÚSTRIA DA SECA E A DAS ENCHENTES



A indústria da seca, tem sido o modelo utilizado pelos políticos há décadas no Nordeste, cujos atos de corrupção tem como causa a incompetência,  leniência e o descaso principalmente do governo federal e do Poder Judiciário, que diante dos desmandos e desvios de verbas públicas e ou a sua utilização para servir de moeda de troca eleitoral, tem ceifado vida de crianças, adultos, idosos  e animais, sendo a principal causa do êxodo rural, transformando os centros urbanos em verdadeiras favelas, pelo inchaço causado.
Infelizmente, De Gaulle tinha razão quando afirmou que, “o Brasil não é um país sério”.  
Os homens públicos brasileiros,  não passam de arremedos de líderes, que entram para a política com um único propósito:  o enriquecimento ilícito e continuar geração após geração a praticar  os velhos e surrados desmandos. Não é a toa que hoje em dia, os mandatos estão passando de pai para filho, neto, primos e sobrinhos. É que a mamata deve ser boa.
A indústria da seca no Nordeste e principalmente no  semiárido, não é uma questão apenas de incompetência e de descaso dos Poderes constituídos, mas é também  um caso de polícia de  há muito tempo, onde marginais travestidos de políticos e homens públicos se utilizam do flagelo para desviar recursos públicos para suas contas bancárias se locupletando, transformando a situação de calamidade em meios para lhes render votos,  enquanto centenas vidas são assassinadas, sem que nada lhes aconteçam. 
São tão criminosos quantos aqueles que pegam nas armas para sair por aí atirando e matando pessoas.
O mais desolador é que entra governo, sai governo, entra ano e sai ano  e o quadro não se altera.
E aí fica uma pergunta: afora as promessas em anos de eleição, o que fazem os políticos quando de posse dos cargos eletivos?
A seca do nordeste não se resolve com operação carros-pipas, esta é uma operação que serve apenas para os políticos encherem os bolsos de dinheiro e transformarem a operação  em favores que por certo terminará no compromisso do voto. 
A seca do Nordeste se resolve com planejamento e criação de estratégias que tragam como principal objetivo, preparar o produtor rural para que saiba conviver com a estiagem e que ele não venha a sofrer com a falta de água, já que é bastante claro que muitos reservatórios e aguadas foram construídos e ou localizados em  áreas que o sertanejo a eles não tem acesso, sendo mais uma forma utilizada pelos coronéis políticos de se beneficiarem da industria dos recursos públicos.
O nordestino sabe e tem plena convicção que a seca jamais será extinta e que com ela terá que conviver pelo resto da sua vida. Mas também tem plena certeza que medidas e soluções existem , para que os seus efeitos sejam minorados. Depende apenas de decisão política e de querer fazer.  Os problemas estão aí às claras, os corruptos continuam aí soltos. Aqueles que se utilizam da seca para enriquecerem e se transformarem  em pseudas  “lideranças políticas” são por todos conhecidos. Falta apenas coragem de quem de direito para agir.
A indústria da seca continua sendo  a principal fonte  financiadora  e mantenedora dos currais eleitorais no Nordeste. As oligarquias políticas continuam a existir, cuja principal ideologia é a manutenção do Poder pelo Poder. Exemplos na faltam nas Casas Legislativas dos Municípios, Estados, na Câmara e no Senado Federal. São tão conhecidos que é desnecessário citar nomes.
Atualmente, demonstrando quanto são criativos os nossos homens públicos, aproveitando-se das mudanças climáticas que vem ocorrendo onde a incidência de chuvas em algumas regiões, principalmente no sul e sudeste do País, tem sido mais intensas no verão, construíram mais um indústria: a indústria das enchentes.
Encontraram a palavra mágica para o desvio do dinheiro público “Estado de Emergência”. Com estas três palavrinhas eles contratam  empresas e obras sem a necessidade de licitação pública, e é desta forma que o dinheiro público toma outro caminho que não o de atender os atingidos pelas enchentes. As contas bancárias dos nossos homens públicos. Ninguém presta contas de nada. Prefeitos, vereadores secretários, governadores e Ministérios envolvidos não dão satisfação do destino dado aos recursos liberados e ou arrecadados, desta forma não tem como explicar, para a sociedade o óbvio, ou seja, porque transformar a desgraça alheia, em fonte de arrecadação em benefício próprio,  numa verdadeira indústria da enchente.
Os repetidos desastres causados pelas chuvas tem apenas demonstrado o quanto nossos gestores são incompetentes como administradores mas competentes para  o desvio de recursos. 
Tal qual como funciona na indústria da seca, a indústria das enchentes se utiliza da mesma lógica, ou seja, mesmo tendo conhecimento de onde e quando ocorrerá o problema, a morosidade a leniência e a falta de interesse em se antecipar, faz com que a roda da indústria da enchente gire, onde alguns ganham e muito através de obras pontuais ou de emergência, e quem perde, a população, principalmente a mais pobre, pela falta de projetos e de obras que  poderiam minimizar o impacto das fortes chuvas ou de futuras tragédias.
E devemos reconhecer que,  milhões de reais são destinados para ajudar as vítimas das enchentes, tanto as obras emergenciais como as de infraestrutura que nunca são realizadas.  
O mais grave de tudo, no entanto, é que nem  são realizadas as obras de infraestrutura, pois os recursos, quando passado o período da calamidade, nunca são liberados diante da burocracia imposta, nem as obras que emergenciais também são feitas, apesar da liberação dos recursos  para entender as necessidades mais fundamentais .
Ninguém entende o destino que é dado aos recursos quando liberados, para as obras fundamentais para que sejam evitados os chamados desastres ambientais, exceto que a cada ano que passa a quantidade  de dinheiro público destinado a estas obras só tem aumentado. 
O que dá a entender então , é que os milhões e milhões  de reais repassados do orçamento público só pode está indo para os bolsos dos  capitalistas e políticos, principalmente para as grandes empreiteiras.
Da mesma forma que é preciso combater a indústria da seca também devemos  combater a indústria das  enchentes, como mais um modelo de exploração da miséria do povo e por um fim na “indústria das chuvas”, de forma que o dinheiro público, obtido compulsoriamente do suor do trabalhador brasileiro, sejam destinados aos interesses reais  da sociedade, principalmente da população mais carente população e não para enriquecer ou manter o status de uma minoria que já é beneficiada só por está no Poder.

5 comentários:

José Batista Pinheiro disse...

A grande escritora e jornalista cearense, saudosa Rachel de Queiroz, retratou em seu romance “O Quinze”, o drama e o flagelo da seca de 1915, uma época em que não havia tecnologia, energia elétrica, estradas, transportes e comunicações para aliviar o sofrimento daqueles sertanejos que abandonavam o seu cantinho e batiam em retirada, a pé, para grandes centros a pedir esmolas e, por isso, eram chamados de “retirantes”.
Hoje, tudo mudou. Em todo lugar do sertão existe energia elétrica para acionar motores, perfuratrizes e outros instrumentos modernos para abrir poços profundos, puxar água de grandes distâncias para irrigar solos para a agricultura básica da região e matar a sede de gente e de bichos. Então, por que a situação é tratada com a mesma atitude e indiferença de quase 100 anos atrás, 1915?
A ilustre dama das letras já foi chamada por Deus e ninguém se mancou de abrir o verbo para pedir a resolução de um sério problema secular, que já dispõe de grande tecnologia e recursos de toda espécie para ser resolvido. Fica assim, faltando apenas a boa vontade dos governantes e mais sensibilidade e responsabilidade do povo cearense para cobrar a solução definitiva de tão grave problema social e moral.

Aderval Pires Gomes disse...

Essa pilantragem da seca do nordeste é antiga, eu estou com 75 anos e aos 10 anos já ouvia falar de seca do nordeste e dos políticos nordestino que metia a mão na grana das obras dos açudes, sim, porque naquela época se construia alguns açudes para minorar a situação do pessoal pobre daquela região, gasta-se tanto dinheiro e os rios do centro sul jogando agua fora, já poderia canalizar água de uns 50 rios para irrigar o nordeste com tanto dinheiro que se já roubaram, abraços,

Anônimo disse...

Ninguém presta. Moro aqui no Nordeste há quinze anos. Quando morava em São Paulo chegava a chorar quando via as cenas na TV. Hoje eu escutei da boca de um amigo que tem fazenda no interior da Paraíba, que viu o povo de lá (Soledade) comemorando a seca. Isso porque eles ganham um adicional no programa social que eles já recebem só por morar lá região de seca. Só tenho pena dos animais e das crianças.

Marcelo Noronha disse...

O DRAMA DA SECA NO NORDESTE MOSTRADO COM TODA SUA CRUELDADE ONTEM NA REDE GLOBO, EMOCIONOU MILHARES DE BRASILEIROS. O GOVERNO ESTÁ DEVENDO. O programa “Fantástico”, da TV Globo, apresentou reportagem neste domingo que mostra uma investigação especial sobre a maior obra de infraestrutura do Brasil: a Transposição do Rio São Francisco. O projeto, iniciado no governo Lula, já se arrasta há cinco anos e deveria levar água para a região que enfrenta a pior seca dos últimos 40 anos. A reportagem do Fantástico percorreu mais de mil quilômetros pelo sertão do Nordeste, e mostrou imagens de abandono e atraso de uma obra que, além de ter sua conclusão anunciada para o final do ano passado, já teve seu orçamento estourado dos R$ 4,7 bilhões iniciais para R$ 8,2 bilhões, um aumento de 80%.

Bento Sartori de Camargo disse...

O que chama atenção é que no item formação do PIB do país por região, o nordeste fica bem abaixo das outras regiões. Curiosamente as bancadas políticas que tem mais força e lideranças em Brasilia é justamente a do nordeste. Como entender, explicar e justificar isso pela ótica da produtividade de cada região?