sexta-feira, 2 de novembro de 2012

EM LUGAR DE SONHOS, PESADELOS.



Todos sabem que pesquisas ao serem divulgadas podem ocasionar um efeito devastador, independente das suas intenções, objetivos e da área em que foi realizada.
Qualquer pesquisa é preciso que se entenda, o seu resultado indicam tendências do momento atual, cujas tendências podem ser alteradas de forma radical, em outros momentos.
O Blog PalavradeSá, postou entre 15 de agosto 25 de setembro de 2012, pesquisa espontânea, onde o leitor deveria opinar sobre o governo Wagner.
A pergunta era: VOCÊ APROVA O ATUAL GOVERNO DE JAQUES WAGNER?  As opções eram: 1) Sim; 2) Não; e 3) Tanto faz, todos são iguais.
Deixamos de apresentar e comentar o seu resultado na época, por nos encontrarmos em plena efervescência eleitoral e, que a sua publicação pudesse ser alvo de questionamentos ou até mesmo de desculpas por possíveis insucessos.
A preocupação tem sentido, pois apesar de ser um blog opinativo, o que não traz grande curiosidade do grande público o que não lhe dá um grande acesso, mas se levarmos em consideração que hoje o blog possui mais de 5000 visitas/mês fieis, não deixa de ser formador de opinião.
Analisando a última pesquisa publicada pelo IBOPE em Salvador a respeito da administração estadual, a qual demonstra que o governador Wagner segue a sua sina crescente de baixa popularidade, sendo o gestor estadual com a segunda menor pontuação, com apenas 18% de aprovação dos soteropolitanos, fato inédito entre os últimos gestores da Bahia, podemos concluir que os números levantados pelo blog, então se aproxima da realidade pesquisada cientificamente por aquele instituto.
Encerrada a pesquisa, chegou-se aos seguintes resultados:
SIM = 11,65%
NÃO = 79,61%
TANTO FAZ. TODOS SÃO IGUAIS = 8,74%.  
Assim, os índices levantados nessa pesquisa vêm apenas confirmar a baixa popularidade do governador Wagner, agora não só em Salvador, mas em todo Estado, haja vista que, o blog é acessado por toda a Bahia, conforme estatísticas.
Os números  infelizmente não mentem e o resultado obtido  dessa pesquisa servem para eliminar a ilusão de que, Wagner estaria com a bola toda e que sua administração estaria sendo bem avaliada, e seguindo assim, não sabemos até onde será um bom cabo eleitoral em 2014, continuando com este baixo índice.
Portanto, dentro da situação atual, é necessário que o governador, PT- partido do governador -, aliados e assessores comece a repensar e analisar os erros cometidos, senão em 2014 o governo será enterrado em caixão preto com vela apagada e parafusado. Com os sonhos e projetos partidários e pessoais inclusive.
Ainda dá tempo do governo estadual procurar se reaproximar dos seus servidores, que muito prometeu e após eleito lhes virou a costa. É preciso repensar a fraca equipe  que montou, aproveitando o momento de reflexão para fazer uma ampla reforma dos seus quadros, colocando profissionais com capacidade técnica e conceito profissional reconhecido, afastando aqueles que pouco contribuíram ou que a sociedade os vê como péssimos profissionais.
Assim, fora James Correa, Petintinga, Gabrielli, Newton e Jorge Solla, todos os demais pouco tem contribuído para sua administração, sendo um fardo a ser carregado.
Há inclusive alguns que se afastado, só trará satisfação, como por exemplo, o atual titular da Secretaria de Administração, que, da mesma forma como ocorreu da sua saída do antigo IPRAJ, só traria alegria aos servidores, já que ele em nada contribuiu em sua passagem para trazer benefícios ao funcionalismo, muito pelo contrário, irá passar para história como o pior secretário que já assumiu aquela pasta, pelo desprezo e perseguição com que tem tratado a categoria.
Esta, portanto, é a realidade do governo Wagner, uma administração capenga, apresentando um retrato triste que o estado atravessa.
Diante dos números levantados, todos podem observar o tamanho da insatisfação daqueles que espontaneamente responderam a pesquisa. Praticamente todos reprovando a atual gestão estadual.
Infelizmente, o Estado considerado um dos mais importantes do País está passando por este momento de descrédito, onde se tem um governo com alto índice de reprovação e a situação se agrava quando não se observa ações visando uma mudança de postura.
Com esta avaliação, fica claro que para haver uma gestão pública de qualidade é fundamental que haja comprometimento das autoridades políticas, que se tenha envolvimento e foco nas ações de sua equipe e permanentemente se buscar por alternativas que realmente promovam a qualidade de vida da população. E sinceramente, isto não se tem visto na atual gestão.
Portanto, o governador Jaques Wagner deveria aproveitar o momento atual, onde os problemas estão aí, visíveis a qualquer leigo, para mudar. Buscar se fortalecer junto a sociedade. Encontrar fórmulas de se reaproximar dos servidores públicos, categoria que tem significado peso eleitoral e formadora de opinião.
Efetivar ações visando a melhoria nos  serviços de saúde, com médicos e atendimento adequado; oferecer um educação publicada qualificada,  valorizando os seus profissionais; repensar a cultura estadual; lutar em defesa do meio ambiente; procurar desenvolver economicamente todas as regiões; levar segurança às cidades  baianas; fortalecer o turismo, esporte e lazer; realizar a  promoção social e por fim, modernizar da Administração Pública. 
Enfim, realizar tudo o que for preciso para que o cidadão baiano tenha orgulho do seu estado, coisa que o governo não tem feito.
E tudo isto sabemos ser possível, basta ter uma equipe competente, focada nos interesses da sociedade com a visão orientada pelo pensamento de que o progresso reside nas pessoas e, desta forma, elaborar políticas públicas voltadas para os interesses da coletividade e não para satisfazer o seu ego, ouvindo a sociedade nas suas necessidades, praticando ações voltadas para o bem estar de todos. 
Para concluir, podemos dizer que tanto a pesquisa do Ibope, como a realizada pelo blog, tiveram como objetivo avaliar o grau de satisfação da população baiana em relação a administração do governo Wagner  e obteve como resultado após a análise dos números, que o grau de insatisfação está bastante elevada, e não venham com a desculpa que são efeitos das greves dos policiais militares e dos professores, que pelo tempo em que ocorreram já eram para terem sido diluídos, e sim, pela inércia administrativa, pelos maus tratos dados aos seus servidores; por uma propaganda institucional em grande parte enganosa, por um governo que trouxe muitos sonhos e que até o momento só tem oferecido pesadelos.

15 comentários:

Luis Fádio Oliveira disse...

Esta é a teoria do Governo Wagner: Vc tem o direito de fazer suas escolhas, desde que, pra tanto, vc concorde comigo. Cegamente!
Caso contrário, vai receber cacetada. E olha que ele vive a apregoar que é republicano? Imagina, que já há quem diga que AN{CM junto dele seria aprendiz.

João Batista disse...

"Diante das denúncias, os petistas optaram por uma saída jurídica, em detrimento de uma explicação política. Isso só é possível para quem já decidiu abandonar a vida pública. Esse comportamento reduziu as chances de sobrevivência do PT."Deputado federal Fernando Gabeira (ex-PT, hoje no PV-RJ)

João Carlos disse...

"O partido confundiu-se com o governo, tornou-se aparelho do Estado e acreditou que os fins justificavam os meios. Agora, só há salvação se os responsáveis por tudo isso forem punidos."Deputado federal José Eduardo Cardozo (PT-SP)

Pedro Henrique disse...

"O PT foi atingido de forma irremediável. Do ponto de vista do patrimônio da lisura e da ética, acabou jogado na vala comum. E essa situação é irrecuperável."Deputado federal Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ)

Jose Santos disse...

"O PT levará, no mínimo, dez anos para se recuperar. Nos anos 90, elegeu a ética como razão de existir, mas a ética deve ser intrínseca ao partido, e não uma causa."Senador Cristovam Buarque (PT-DF)

Henrique Lima disse...

"O PT errou: afastou a militância, pôs burocratas no governo e se entregou às vontades de Lula. E que vontades eram essas? Apenas a do poder pelo poder. Agora acabou. O castelo de areia ruiu."Economista e ex-militante petista Paulo de Tarso Venceslau, expulso do PT em 1997

Henrique Lima disse...

"O PT errou: afastou a militância, pôs burocratas no governo e se entregou às vontades de Lula. E que vontades eram essas? Apenas a do poder pelo poder. Agora acabou. O castelo de areia ruiu."Economista e ex-militante petista Paulo de Tarso Venceslau, expulso do PT em 1997

Maria do Socorro disse...

"O PT cometeu o pecado original. Comemos a maçã proibida, o fruto da ambição. Foram muitas mentiras. E o pior é que o PT só está querendo achar culpados individuais. Não quer assumir o grande equívoco que cometeu com a nação."Deputado federal Paulo Delgado (PT-MG)

Pablo Santos disse...

"Lula sempre compartilhou da intimidade do grupo e foi o principal beneficiário de suas ações. Garante, porém, que nada sabia. Respeito quem acredita nisso, assim como respeito quem acredita em duendes."Ex-dirigente petista César Benjamin, em artigo para aFolha de S.Paulo

Helio Oliveira disse...

"O PT tem todo o direito de continuar existindo juridicamente, mas o partido que eu ajudei a construir já morreu. E só participo de debates sobre ressurreição e reencarnação no âmbito religioso."Senadora Heloísa Helena (ex-petista, hoje no PSOL-AL)

Natalia Silva disse...

MENSALÃO PARA 150 POLÍTICOS DO PSDB E DO DEM TERIA SIDO EXTRAÍDO DA ESTATAL DE ENERGIA; LISTA DE REPASSE DE VERBAS, ASSINADA PELO ENTÃO PRESIDENTE DIMAS TOLEDO (CENTRO), PARA AS CAMPANHAS DE 2002, É LEGÍTIMA, SEGUNDO LAUDO DA PF; MINISTÉRIO PÚBLICO ACATA

Claudio Carvalho disse...

MEUS AMIGOS

POIS É! NOSSO EX-PRESIDENTE GRITAVA AOS QUATRO VENTOS QUE O BRASIL ERA AUTO SUFICIENTE (nos enganava, como sempre) EM PETROLEO. ATÉ MANDAVA NAVIOS DE GASOLINA PARA A VENEZUELA, (NUNCA RECEBEMOS NADA POR ESTA AÇÃO DE H. CHAVES) E HOJE (COMO SEMPRE) IMPORTAMOS COMBUSTIVEIS CADA VEZ MAIS. O EX. FALAVA COMO SE O PRÉ-SAL FOSSE VERDADEIRO, E JÁ OPERANDO, NADA DISSO ERA FATO. COMO FOMOS ENGANADOS! E BRASILEIROS BATIAM PALMAS!

MAS, AO QUE PARECE A NOSSA PRESIDENTE, ESTÁ TENDO CORAGEM DE DESMANCHAR, POUCO A POUCO, ESSAS MASCARAS ENGANADORAS PARA O POVO, ATÉ PORQUE MENTIRA TEM PERNA CURTA.

Paulo Dutra disse...

Ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção ativa no julgamento do mensalão, defendeu a regulamentação da mídia no Brasil como uma das três prioridades do PT para 2013. Nessa segunda-feira, 5, em seu blog, Dirceu elencou a reforma política e a "desconstrução da farsa do mensalão" como outros objetivos do partido no próximo ano.

Antonio Oliveira disse...

Desculpem-me os que torciam pelo PT MESMO DEPOIS DE VEREM A TRAGEDIA QUE ESSE PT causou nesses anos de governo que começou por desclassificar os 500 anos de vida do BRASIL dizendo que ninguem fizera nada ate a chegada do PT .ESSE HOMEM NAO CONHECIA A HISTORIA DE SEU PAIS levou 20 anos estudando a maneira de enganar o povo e agora aqui na BAHIA TEVE O TROCO

Ralf Santana disse...

O chamado escândalo do mensalão, tido como o maior julgamento de um caso de corrupção no Estado Brasileiro é só uma pequena demonstração do que se passa nas entranhas do poder. Foi possível vir à tona, pela insatisfação de um dos líderes de um partido beneficiado, que impulsionado pela concorrência ferrenha por recursos e por poder que anima os partidos e seus membros, denuncia todo o esquema. Sabendo do risco de ser destruído com os adversários, por trás dos cálculos ao denunciar, considerava que os rumos poderia não ser do julgamento que ora se assiste, mas a possibilidade de se ampliar o poder do denunciante.