quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A FORÇA DA MULHER

A conquista pelo direito do voto feminino se deu na década de 30, no século passado. Porém, mesmo obtendo a sua “emancipação”, as mulheres nos dias de hoje ainda enfrentam dificuldades na obtenção da igualdade de seus direitos.
Mesmo sabendo da maior sensibilidade do sexo feminino e que em competência nada a diferencia do homem, porém, ainda enfrentam dificuldades e desafios quase intransponíveis para alcançarem patamares mais elevados, principalmente na área da administração pública, enfrentando barreiras, com a discriminação e até desconfiança quanto a competência, para assumirem o comando dos poderes executivos ou legislativos, no âmbito municipal, estadual ou federal, fruto de uma sociedade machista em que fomos criados.
Tanto o é que, mesmo sendo maioria da população, é facilmente constatado o pequeno predomínio do sexo feminino em nossas casas legislativas e em prefeituras.
Em Camamu, cidade situada na Costa do Dendê, localizada na terceira maior baía brasileira, na Bacia de Camamu, que abriga diversas ilhas, região de grande potencial turístico, porém ainda pouco explorado, esta situação discriminatória não tem sido diferente.
Porém, com persistência e perseverança esta situação está mudando.
Após décadas de emancipação, enfim, na última eleição a população camamuense resolveu da início às mudanças, elegendo para representá-los no seu parlamento municipal, um membro do sexo feminino.
Em uma bancada de 09 vereadores, Camamu elegeu Joelma Cardoso, que mesmo sendo a única mulher em uma bancada que conta ainda com 08 homens, ela de forma ousada e coragem conseguiu outra façanha, tão radical quanto se eleger vereadora: é eleita presidente da Câmara Municipal.
E a Câmara com a sua eleição só veio a ganhar.
Com senso de organização inato a toda mulher, competência e zelo com o bem público, Joelma Cardoso tem realizado um trabalho que só tem dignificado aqueles que a elegeram, cuja atuação, contando com o apoio dos demais vereadores, teve início com a arrumação da Casa e na sua continuidade, procurou modernizar o legislativo e oferecer mais condições e conforto para que os demais membros possam realizar um mandato digno e que Camamu espera.
Tem ainda, procurado no dia – a – dia aproximar a Câmara da população, abrindo as suas portas para atender àqueles que procuram aquela Casa, tanto em suas reivindicações como em suas necessidades.
Dentro da política de transparência estabelecida, acaba a presidente da Câmara Municipal de Camamu de lançar o Jornal da Câmara, onde presta contas das ações daquela Casa Parlamentar e de seus Pares; o Boletim Eletrônico e o site www.cmcamamu.com.br, oferecendo a população ferramentas de forma que todos os munícipes possam acessar e acompanhar o seu dia-a-dia, dando a todos oportunidades para interagir e apresentar sugestões, criticas e reivindicações.
É de competência, seriedade, transparência e zelo pelo patrimônio público que nosso País necessita, para que possamos deixar um legado melhor para os nossos filhos e netos e isto estamos vendo ocorrer na Câmara Municipal de Camamu.

Texto enviado pela Assessoria de Comunicação

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom esse texto!!

A força da Mulher!!