segunda-feira, 30 de novembro de 2009

TODOS SOMOS RESPONSÁVEIS


No Brasil, parece que o prazer do eleitor é falar mal dos nossos políticos, isto é observado em qualquer roda de bate papo, quando puxamos o assunto, começam logo a chamar de ladrão, corrupto e sem vergonha. A coisa chegou a tal ponto, que a expressão está virando corriqueira e caiu na vala comum: “todo político é corrupto”.
Entretanto, tem que ser ressalvado que ninguém até hoje assumiu a culpa, pois o político não chega lá por decisão própria, muito pelo contrário, é o eleitor, aquele que só vive falando mal, quem elege e parece que nunca se dá por vencido, pois toda eleição está lá votando no mesmo de sempre, e quando resolve mudar, sempre, em sua maioria, troca por um pior, senão a cada legislatura a coisa não ficaria como se assiste.
O repúdio popular aos políticos carreiristas chegou a tal ponto que as palavras político e corrupção já estão se transformando em sinônimos, cuja união umbilical de há muito não se divorcia. Estão sempre juntas. Parecendo aquela música aonde uma vai, a outra vai atrás, formando um par romântico quase que inseparável tal qual Romeu e Julieta.
No entanto, esta situação reinante tem feito da classe política o saco de pancadas pela sociedade, satisfazendo os interesses e ao sistema capitalista, o maior responsável pelas mazelas ocorridas, principalmente quando se trata das questões sociais e a quem caberia a culpa maior pela situação, até por serem em sua grande maioria os corruptores, que em nada diminui as suas responsabilidades, e o povão, aí incluído os letrados e iletrados, insuflado pela mídia elitista e defensora do sistema vigente, ocupa-se em acusar unicamente os políticos como os responsáveis de todas as suas agruras, com isto, não procura ir a fundo nos verdadeiros responsáveis da situação. Muito cômodo.
É preciso que todos entendam que a maioria dos políticos de carreira é mais uma peça entre tantas, da imensa máquina de dominação burguesa. Estão ali, postos pelo eleitor e financiado por grandes grupos empresarias e financeiros, para gerenciar os negócios e servirem de saco de pancada, com objetivo único de desviar as atenções de quem realmente é o grande responsável pelo caos social em que nos encontramos.
Porém, é necessário que entendamos que não são eles a causa e também jamais será o caminho pelo qual conseguiremos ver os nossos problemas sociais resolvidos. Em lugar de ficar falando pelos cantos, devemos entender que a solução para os nossos problemas dependem exclusivamente de nós, o povo, que se consciente e organizado, poderemos nos transformar em um político eleitor.
No entanto, este político eleitor anda sempre desinformado ou muito mal informado, tendo como fonte de pesquisa uma mídia, que no nosso País é voltada para defender os interesses capitalistas e das elites, normalmente valorizando os fatos desabonadores, e nunca aqueles de interesse da sociedade como um todo.
Infelizmente, os nossos partidos considerados de esquerda, a quem caberia o papel de educador e de bem informar não tem exercido este papel, já que ao chegarem ao Poder, também têm optado por experimentar do mel oferecido por este sistema corrompido e corruptor. Talvez seja esta uma das razões do nosso eleitor, que sem uma melhor clareza e educação política tem elegido tantos notáveis larápios.
Logicamente que o simples voto não seria o fator único que poderia causar a completa transformação social, mas o voto despolitizado, demonstrando total desinformação, ele tem retratado o nível dos nossos eleitores, que tem se mostrado o pior dos políticos, pois, tem sido omisso nas ações e irresponsável nas atitudes.
Portanto, 2010 estão chegando e mais uma vez será colocado nas mãos de nós eleitores a responsabilidade para tentar melhorar a sociedade, já que teremos em nossas mãos a arma mais poderosa: o voto, e nada adiantará querer nos omitir, pois o mundo não vive sem a política, caberá sim, a cada um de nós, procurarmos discernir a situação, buscar ficar a par de tudo que ocorre no país, sem se deixar levar por promessas, discursos e lengalengas. Teremos que decidir e da nossa decisão poderá ter início o projeto de construção de um País menos injusto ou não.
Apenas para servir de alerta, é bom lembrar que “20 % dos nossos Congressistas atuais estão sob investigação do Ministério Publico ou do Supremo, acusados de crimes como falsificação, contrabando ou furto, desvio de dinheiro público e outras falcatruas.
Será que o candidato que você ajudou eleger não está nesta relação? Pricure saber.
Isto quer dizer que 1 em cada 5 parlamentares são elementos com suspeita de crimes comuns contra a sociedade, 1 em 2 são suspeitos de crimes eleitorais, 1 em 1,5 são favorecidos com compensações aéticas”.
Segundo dados oficiais, no Brasil há 2.900 pessoas integrando a relação do Tribunal de Contas da União, gestores que desviaram verba pública. Entre eles figuram cinco ex-governadores, mais de 1500 ex-prefeitos e nove juízes de direito. Talvez, quem sabe, muito deles estarão botando a cara e na maior cara de pau estarão jurando honestidade, em busca do nosso voto.
Assim, é desnecessário dizer, que tais elementos não devem e não podem mais merecer o nosso voto, já que ao elegê-lo, estamos passando uma procuração para que ele possa nos representar, e eu não quero nem desejo dá procuração para ladrão, assaltante ou corrupto, e você daria?.
Eleição é coisa será e se há candidatos que não oferecem garantia de honestidade todo cuidado é pouco.
Assim, lembre-se, quando for votar que o seu voto será responsável pelo seu, pelo meu, pelo nosso futuro.

Um comentário:

Francklin Sá disse...

Francklin, bom dia!!
Obrigada pelas pérolas que tem me enviado. Artigos inteligentes e interessantes, que têm servido até de pesquisa escolar para estudantes que me pedem ajuda.
Que Deus continue iluminando essa sua mente pródiga!!!!!
Um abraço,
MARLI NOGUEIRA.
CIÊNCIAS SOCIAIS - UCB.